O desenvolvimento e a crescente mediatização dos meios digitais têm vindo a provocar grandes transformações no conceito de livro. O livro impresso tem-se adaptado e, de certo modo, atualizado, enquanto que, novos formatos digitais ganham cada vez mais popularidade e um maior número de leitores. As capacidades e possibilidades de utilização destas formas de livro emergentes são inúmeras e inegáveis, podendo, ou não, constituir uma ameaça para o futuro da impressão em papel.
Torna-se, por isso, cada vez mais relevante refletir sobre a forma como estes novos formatos se relacionam com o livro impresso e como podem influenciar ou contribuir para o seu futuro e, consequentemente, para a evolução dos hábitos e das experiências de leitura.
Entre estes novos formatos digitais, encontra-se o audiolivro. Nos últimos anos, este tem-se vindo a assumir como um formato concorrente do livro impresso, motivando os leitores a questionar o seu conceito de livro e de leitura. A sua natureza imaterial, que permite grande mobilidade aos seus utilizadores, aliada à sua facilidade de utilização e à pertinência dos seus conteúdos, tornam-no um formato bastante apelativo e cada vez mais popular.
Neste sentido, por apresentar características que o diferenciam do livro tradicional e dos outros formatos emergentes, o audiolivro revela-se bastante pertinente como objeto de estudo. Analisá-lo mais aprofundadamente, permite demonstrar a sua legitimidade como uma forma de livro independente.
Desta forma, no âmbito do trabalho de projeto AUDIO&BOOKS, Um estudo exploratório sobre o audiolivro e o livro impresso do mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas da Faculdade de Belas-Artes e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, foi desenvolvido o projeto AUDIO&BOOKS. Este pretende explorar e testar os limites da relação entre o audiolivro e o livro impresso. Tirando partido das capacidades expressivas de cada formato em análise, procurou-se desenvolver um projeto que permitisse a sua colaboração e interdependência, de modo a proporcionar uma experiência de leitura única, subjetiva e produto da complementaridade entre duas formas de livro que, à partida, apenas seriam consideradas concorrentes.
Assim, o projeto desenvolvido culmina num objeto editorial, composto por vários elementos que se complementam entre si (entre eles, o presente website), resultando numa simbiose entre o livro impresso e o audiolivro, enriquecida pela articulação entre os meios impressos e digitais que fazem parte do projeto.
Ana Margarida Matos
FICHA TÉCNICA
projeto desenvolvido no âmbito do trabalho de projeto
AUDIO&BOOKS, Um estudo exploratório sobre o audiolivro e o livro impresso
projeto e design
Ana Margarida Matos
trabalho de projeto orientado pela
Professora Doutora Sofia Leal Rodrigues
Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas
Faculdade de Belas-Artes e Faculdade de Arquitetura
Universidade de Lisboa
2020/2021
AUDIOLIVRO
obra
Ode Triunfal
autor
Álvaro de Campos
narrador
José Anjos
produção
Ana Oliveira (Vox Artist)
direção de voz
Ana Margarida Matos
PUBLICAÇÃO
design
Ana Margarida Matos
orientação
Professora Doutora Sofia Leal Rodrigues
impressão
Gráfica Digiset
encadernação
Bernardino António
WEBSITE
design e implementação
Ana Margarida Matos
apoio à implementação
Professor João Ferreira